29/08/2019

Laura Stankus

Laura Stankus estudou no Colégio Inovação nos anos 90 e sempre foi uma aluna apaixonada por desenho. Durante as aulas, sempre fazia suas artes no caderno. Talvez em outro colégio, isso poderia ter sido um problema para o professor.  Aqui, sempre trabalhamos com a criatividade e valorizamos todas as competências dos nossos alunos. Por isso, ela sempre era a escolhida para as ilustrações de trabalhos e toda a equipe pedagógica se lembra dela por esse dom.

Sim, um dom...que hoje é profissão. Laura é arquiteta, cenógrafa e ilustradora. Aos 14 anos começou a estudar escultura em pedra sabão e aos 17 entrou para o Atelier de Escultura Simone Grecco, em São Paulo. Foi ali que aperfeiçoou sua habilidade de esculpir e se tornou assistente, professora e sócia do local.

Com 18 anos, conheceu a cenografia e começou a trabalhar nessa área. Em 2005 entrou para o curso do Espaço Cenográfico de São Paulo. Em 2007 Laura faz sua primeira aparição fora do Brasil. Seu projeto cenográfico e maquete, inspirados na obra “Toda Nudez Será Castigada”, de Nelson Rodrigues, foram selecionados entre projetos de escolas de todo o país para representá-lo na Quadrienal de Praga 2007.

Após participar da Quadrienal de Cenografia de Praga e lá observar um universo feminino formado por representantes de todo o mundo, Laura Stankus retorna ao Brasil com um novo olhar sobre a mulher brasileira. Durante e depois da viagem, a artista produz uma série de ilustrações, gravuras e pinturas focadas neste universo e faz a Exposição “Umas Brasileiras” no Istituto Europeo Di Design, no final do mesmo ano.

Em 2011, seu projeto cenográfico e maquete em parceria com Fabiana Fukui e Gabriela Luna, foi selecionado novamente para participar da Quadrienal de Cenografia de Praga.

Participou das exposições coletivas como: “5 + UM” na AVA - All Visual Artes, 2012, em São Paulo. Participou também da mostra “Olhares Impressos”, da Gravura Brasileira e "expressiones Graficas Brasileras de la Actualidad" no Centro Municipal de Cultura em Santa Rosa La Pampa na Patagônia, Argentina. Realizou exposições individuais como: “Painéis de Escultura”no Camarote do Bar Brahma em São Paulo, 2004; Intervenção ao Vivo na Festa de Largo Bar Ensaio In Sattva em São Paulo, 2005; e a exposição “Impressões em nanquim” na Galeria Jazz Nos Fundos em São Paulo, 2011.

Para nós é um orgulho fazermos parte da formação de uma artista tão completa, com uma obra extremamente inovadora e única!

Laura, é por ex-alunas como você que  batalhamos por uma educação desprendida de pré-conceitos e que valoriza e estimula aquilo que as crianças e adolescentes tem de melhor! Parabéns!