Rua Antonieta Leitão, 214 - Freguesia do Ó - São Paulo/SP

Conheça um pouco da nossa história e como chegamos até aqui!

  • 1989 - Onde tudo começou!

    O Colégio Inovação foi idealizado e fundado em 1989 pela educadora Regina Miranda. Apaixonada pela educação e defensora de um ensino focado na construção do conhecimento, criou a instituição com um grande ideal: "ensinar para a vida". No dia 01 de agosto de 1989 a escola abriu suas portas para receber seus primeiros alunos, na primeira sede, localizada na Rua Alice Garcia Veiga.

  • 1990 - Grandes conquistas!

    A "Escola Inovação" iniciou seu trabalho com Educação Infantil e Pré Escola. Em pouco tempo a proposta pioneira do contrutivismo conquistou muitas famílias do bairro da Freguesia do Ó atravpes dos projetos inovadores e o estímulo à construção do conhecimento de forma totalmente diferente do modelo tradicional.

  • 1991 - Hora de mudar!

    Logo nos primeiros anos, a unidade da rua Alice Garcia Veiga foi ficando pequena para o grande ideal que tínhamos. Eram muitos propósitos e projetos que precisavam de uma nova casa, que atendesse e respeitasse o conceito Inovação de educar...

  • 1991 - Busca de um novo lar

    Foi uma missão árdua. Buscávamos um espaço na região central da Freguesia do Ó, arborizado, amplo e totalmente diferente dos prédios estilo "padrão" que a grande maioria das escolas tem. Porque um ensino inovador não pode ter padrão, nem mesmo em sua estrutura física. 

    Foi quando encontramos este casarão tombado pelo patrimônio histórico com 1.600 m². Foi amor a primeira vista! Mas, junto com esse amor vieram grandes desafios. Como adaptar um casarão deste porte para a estrutura necessária de uma escola? Como transformá-lo em um ambiente escolar sem perder a sua essência, o principal motivo de termos escolhido este lugar como a nossa casa?

    Foi com muito trabalho e dedicação que iniciamos uma grande reforma neste espaço, valorizando o que ele tinha de melhor e criando tudo o que ainda faltava!

  • 1992 - Casa nova!

    Depois de alguns meses de reforma, em 1992 inauguramos a nova sede da Escola Inovação, agora totalmente preparada para atender todos os alunos e familiares com uma estrutura única e particular no bairro, com características físicas que já dizem por si só quais são os nossos principais propósitos e objetivos na educação. 

    Inauguramos também o Ensino Fundamental (antes conhecido como 1° grau) e demos o segundo grande passo da nossa história!

  • 1996 - Novo Diretor Geral

    A equipe gestora ganhou um novo Diretor Geral, J. Roque B. das Dores, marido de Regina Miranda, que permaneceu na Direção Pedagógica. Engenheiro mecânico e administrador, trabalhou durante 30 anos em uma multinacional na gestão administrativa e quando se aposentou, veio agregar ainda mais experiência e profissionalismo no gerenciamento financeiro e administrativo, inicialmente. 

    Aos poucos foi se envolvendo em todos os processos do ambiente escolar e com base em seus conhecimentos como docente (ministrou aulas em cursos profissionalizantes), naturalmente começou a se envolver também no relacionamento com pais, alunos e professores.

     

  • 1998 - Ensino Médio

    Neste ano iniciamos a grade do Ensino Médio. Novos desafios e muita inquietude para buscar meios de trabalhar os conteúdos e conceitos necessários para um bom desempenho no vestibular, mas sem perder a nossa identidade de formação de pessoas preparadas para a vida. Hoje são centenas de profissionais no mercado que aprenderam muito mais do que os conteúdos da Educação Básica. Ele aprenderam cidadania, protagonismo, respeito, valores e empatia. E essa continua sendo a nossa vertende de trabalho com o Ensino Médio. Foi a partir daqui que mudamos da Escola para o Colégio Inovação. 

     

  • 2009 - Uma triste despedida...

    No ano que o Colégio Inovação completou 20 anos de existência, infelizmente tivemos uma grande perda com o falecimento de Regina Miranda, idealizadora e fundadora do colégio. Foi um período conturbado e de escolhas. Como seria daqui para frente? Mas, logo percebemos que o conceito Inovação de educar havia sido proliferado com tanta naturalidade que todos os funcionários, alunos, professores e familiares carregavam dentro de si um pouco da Regina e assim foi possível dar sequência a tudo que ela começou. Tivemos a chance de aprender muito com todo o profissionalismo, caráter, amor pela educação, respeito pelo próximo e a paixão pela vida de Regina. Ela nos deu um exemplo de vida e de luta que serviu de apoio para que continuássemos até hoje com muita garra e determinação, prioriando a educação e o ser humano, exatamente como ela faria! 

  • 2013 - Bom filho à casa torna!

    Sabe aquela garotinha de mãos dadas com o boneco no final do ano 1991? Pois bem, ela estudou a vida inteira no Colégio Inovação. Da Educação Infantil ao Ensino Médio. Formou-se em Jornalismo, fez pós graduação em Comunicação e Marketing e atuou nesta área durante 8 anos. Mas, sempre faltou algo e esse algo estava sempre relacionado às melhores lembranças da sua vida, que foram vividas dentro do Colégio Inovação. Então ela decidiu mudar completamente de área e voltou a estudar, fazendo Pedagogia.

    E como um bom filho (neste caso filha!) à casa torna, Tássia Miranda , filha de Regina e Roque, iniciou em 2013 uma nova história dentro do Colégio Inovação, como Diretora Pedagógica. 

  • 2021 - 32 anos de história!

    Eis que chega o ano em que completamos 32 anos de história. Um colégio que chegou com ideais pioneiros no bairro, formado por pessoas apaixonadas pela educação. O Colégio Inovação tem tradição, mas não é tradicional. A busca pela formação de seres humanos preparados para a vida continua pulsante e cada vez mais enraizada no conceito Inovação de educar. Convidamos você a fazer parte da nossa grande Família!